Aproveitamento de resina de pinheiro na zona oriental de São Miguel Chimalapa, Oaxaca: da conservação de recursos ao desenvolvimento sustentável

Fundação ADO, México

Aproveitamento de resina de pinheiro na zona oriental de São Miguel Chimalapa, Oaxaca: da conservação de recursos ao desenvolvimento sustentável

Esta iniciativa, acompanhada pela Fundação ADO, do México, nos estados de Oaxaca e Chiapas, buscou resolver os problemas derivados da falta de delimitação territorial de uma zona ambiental estratégica. Esta disputa territorial tem como consequência a perda da biodiversidade pela extração e tráfico ilegal de recursos, falta de oportunidades de desenvolvimento econômico, falta de oportunidades educacionais, violência, deslocamento e marginalização das 19 etnias indígenas que habitam no território.

Através do projeto participativo de um modelo de desenvolvimento gerido pelas próprias comunidades, em aliança com atores comunitários, públicos e privados, conseguiu-se impulsionar a vocação produtiva da zona e criar duas empresas sociais de produção de resina, que geraram 160 empregos permanentes, melhorando a renda econômica das famílias e contribuindo com o manejo sustentável dos recursos naturais da região.

Conseguiu-se levar eletricidade à zona, instalou-se uma escola secundária intercultural, criou-se um viveiro de árvores de abacate manejado por mulheres que começaram a desempenhar um papel mais ativo na comunidade, e conseguiu-se a conservação de mais de 10.000 hectares de bosque, e assim aumentar a consciência ambiental e regular das áreas agrícolas e pecuárias.

Para os jurados, destaca-se o fato de que a estratégia parte de uma visão coletiva do território que gera benefícios sociais, econômicos e ambientais; que articula atores empresariais, governamentais e civis; e que se insere no plano de ordenamento territorial, assegurando assim a sustentabilidade da iniciativa.

 

Experiências participantes 2014

Melhoramento Produtivo Artesanal em Tagua e Fortalecimento Organizacional da Comunidade Sitio Nuevo. Província Santaelena – Equador

Fundação Nobis, Equador


Fortalecimento produtivo e organizacional do Centro Artesanal de Processamento de Palha Toquilla “BARCELONA”.

Fundação Nobis, Equador


Projeto “Família Participação Cidadã”.

Ação Comunitária do Brasil, Brasil


PorAmérica “Empreendendo Sonhos”

Fundação Aperam Acesita, Brasil


Ação Jovem

Fundação Paiz, Guatemala


Processo de recuperação, revalorização, reivindicação e fortalecimento da alimentação tradicional da identidade Mapuce Pewence.

Fundação Essen, Argentina


Programa de Capacitação para a Indústria Petroleira.

Shell Companhia Argentina de Petróleo S.A.


Tempo de Empreender Campo Formoso.

Instituto Camargo Corrêa, Brasil


Onda Empreendedora

Instituto Camargo Corrêa, Brasil


Rede de Turismo Comunitário Pewenche Kayulof Mongüen.

Fundação Pehuén, Chile


Projeto Empreendedor Solidário

Instituto Holcim, Brasil


Projeto Gerando Futuro

Instituto Holcim, Brasil


Rede Social de Angico, Peixe e Região

Instituto Lina Galvani, Brasil


Convocatória Fundação PepsiCo México para o Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade.

Fundação PepsiCo, México


Jovens com Valor

FEMSA, México


Frutas Del Toche, Para Olhar com Esperança para o Campo.

Fundação Oleoductos de Colombia, Colômbia


Formulação Plano de Vida “DAI JOMAURÃ KIRISIA DRUA”: “Todos os nossos pensamentos do Território” Cabildo-Resguardo da etnia Embera Chamí Navera Drua, município de Calima El Darién, Valle del Cauca.

Fundação Epsa, Colômbia


Centros Produtivos de Autoempregos.

CEMEX, México


Aliança Agroempresarial de Cauca.

Fundación Alpina, Colombia


Programa Desenvolvimento de Base

Fechac, México