Negócios e Comunidades Sustentáveis

Quem pode se candidatar?

Empresas, fundações, associações ou institutos de origem empresarial que operam na América Latina e no Caribe.

Estas organizações podem ser membros e não membros da RedEAmérica.
 

Como será a premiação?

Em cada uma das 2 categorias (Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis, e Negócios e Comunidades Sustentáveis), serão reconhecidas 2 iniciativas de membros da RedEAmérica, e duas de organizações no membros da Rede.

As organizações vencedoras receberão um reconhecimento simbólico e público no Fórum Internacional da RedEAmérica em 2021*. Também serão documentadas as iniciativas escolhidas e serão amplamente divulgadas por meio do Portal do Prêmio e diversos meios de comunicação.

* Atividade sujeita a alterações

Como é o processo de avaliação das iniciativas inscritas?

O juri avaliador será composto por pessoas íntegras, de longa trajetória e reconhecimento na região, selecionado pela RedEAmérica. Seus nomes serão divulgados no evento de premiação.

Os jurados atuarão sob as regras estabelecidas pelo Prêmio e com total autonomia frente à organização promotora do Prêmio e dos inscritos.

O Juri poderá decidir entregar um menor número de premiações por categoria tanto a membros como não membros ou declarar as categorias desertas, em função dos critérios de avaliação.

Critérios de avaliação

As iniciativas serão avaliadas pelo jurado segundo os seguintes critérios:

Transformação. Refere-se à possibilidade de apresentar evidências e resultados quantitativos e/ou qualitativos sobre as transformações geradas em duas direções: na empresa e seu negócio em termos de competitividade e sustentabilidade a curto e médio prazo; nas comunidades e territórios, quanto a uma ou várias das seguintes dimensões: desenvolvimento sustentável; construção de capacidades coletivas; criação de vínculos de colaboração (capital social); aprofundamento da democracia.

Sustentabilidade. Refere-se à possibilidade de apresentar evidências de que os efeitos positivos gerados a partir da iniciativa serão duradouros e permitirão que a comunidade e a empresa enfrentem da melhor maneira os novos desafios.

Aprendizagem útil. Refere-se à possibilidade de demonstrar que a aprendizagem derivada da iniciativa pode ser útil e potencialmente transferível a outras organizações de base, empresas e contextos que enfrentam desafios similares

Construção de Capacidades e vínculos. Refere-se à possibilidade de apresentar evidências sobre as capacidades coletivas geradas, através da iniciativa, nas organizações da comunidade (informação, conhecimento e habilidades) e na empresa, e sobre os vínculos de cooperação propiciados entre ambos.

Regulamento

Quais critérios devem cumprir as experiências para se inscreverem e concorrerem ao Prêmio?

  1. Experiências que tenham ao menos um ano de execução, com a possibilidade de apresentar resultados.
  2. Experiências na América Latina, acompanhadas por empresas, membros e não membros da RedEAmérica, ou empresas ligadas a uma organização membro da Rede (Fundação, Empresa, Instituto ou Associação- F-E-I-A), individualmente ou em aliança com outras organizações.
  3. Experiências alinhadas com a visão de Comunidades Sustentáveis, com enfoque em desenvolvimento de base, que possuam todos ou a maioria dos seguintes elementos característicos deste enfoque:
    • Diálogo horizontal entre a comunidade - organizações de base e a empresa, e inclusão de vozes e interesses de ambas as partes.
    • Construção de visões compartilhadas, acordos e vínculos de cooperação entre a comunidade – organizações de base e a empresa.
    • Ativa participação da comunidade – organizações de base no planejamento e na implementação da iniciativa, junto com a equipe da empresa.
    • Aumento das capacidades, tanto da comunidade – organizações de base como da equipe da empresa, no projeto e implementação da iniciativa.
    • Acesso, administração e controle de recursos por parte das organizações de base
    • Participação da comunidade – organizações de base e da equipe da empresa em espaços de decisão a fim de influenciar medidas políticas, sejam no âmbito privado ou público.
    • Liderança compartilhada entre a comunidade – organizações de base e a empresa.
    • Contribuição aos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas comunidades e territórios, em:
      • Diminuição da pobreza e da exclusão
      • Dinamização econômica
      • Cuidado com o meio ambiente
      • Fortalecimento da institucionalidade e da cidadania
  4. Experiências que respondam aos problemas de comum interesse entre a empresa e a comunidade – organização de base, e o governo (participação opcional, porém desejável).
  5. Experiências em temas conectados com a estratégia corporativa de sustentabilidade da empresa envolvida, que ofereçam respostas ligadas às áreas de negócio da empresa participante, sejam associadas a produtos e serviços, à cadeia de valor ou a medidas socioambientais.
  6. Experiências nas quais a empresa envolve a comunidade como parte de sua estratégia para assegurar o êxito do negócio a curto, médio e longo prazo e para contribuir com o desenvolvimento econômico, social, ambiental e democrático na comunidade e no território.
  7. Experiências que gerem benefícios claros e mensuráveis, tanto para a empresa e seu negócio como para as comunidades e regiões.
  8. Experiências que possam apresentar resultados mensuráveis que contribuam aos ODS em pelo menos em duas destas categorias do desenvolvimento sustentável: Diminuição da pobreza e exclusão; Dinamização econômica; Cuidado do ambiente e Fortalecimento da institucionalidade e da cidadania.
  9. Experiências que propiciem uma aprendizagem útil para outras empresas e comunidades sobre como articular estes atores de modo que ambos se beneficiem.