Consolidação do conglomerado de pecuária caucano e fortalecimento da produção láctea

Fundação Alpina, Colômbia

Consolidação do conglomerado de pecuária caucano e fortalecimento da produção láctea

Esta iniciativa, postulada e liderada pela Fundação Alpina da Colômbia, tem o propósito de melhorar as condições de pobreza e insegurança alimentar e nutricional de famílias vinculadas à atividade leiteira, com práticas ambientais e produções ineficientes.

Através do acompanhamento técnico para aumentar a produtividade dos atores da cadeia láctea em 14 municípios, e promovendo o diálogo entre os pequenos produtores, cabildos indígenas, o governo local e a empresa, foram geradas capacidades produtivas e empresariais nos pequenos produtores.

Depois deste acompanhamento, com o qual foram fortalecidas 17 associações de pequenos produtores, conquistaram-se aumentos significativos de produtividade:

Um aumento de produtividade em 76%. Aumentando a renda das famílias em 30%, tornando a produção leiteira a principal atividade econômica, regida por padrões elevados de eficiência, qualidade e produtividade, e respeitados pelo entorno.

O jurado destacou a incorporação das dimensões ambientais e culturais em um processo de fortalecimento de capacidades para a geração de rendas, envolvendo atores multissetoriais nas dinâmicas de transformação territorial.

A transferência de tecnologia a partir das empresas para as organizações produtivas e o vínculo empresa-fundação com os atores do território fazem com que essa experiência seja um modelo inovador de transformação territorial.

GANHANDO EXPERIÊNCIAS

Aproveitamento de resina de pinheiro na zona oriental de São Miguel Chimalapa, Oaxaca: da conservação de recursos ao desenvolvimento sustentável

Fundação ADO, México

Esta iniciativa, acompanhada pela Fundação ADO, do México, nos estados de Oaxaca e Chiapas, buscou resolver os problemas derivados da falta de delimitação territorial de uma zona ambiental estratégica. Esta disputa territorial tem como consequência a perda da biodiversidade pela extração e tráfico ilegal de recursos, falta de oportunidades de desenvolvimento econômico, falta de oportunidades educacionais, violência, deslocamento e marginalização das 19 etnias indígenas que habitam no território.

 

Alternância, um modelo pedagógico que forja o desenvolvimento rural no El Tambo, Cauca

Fundação Smurfit Kappa, Colômbia

Postulada e impulsionada pela Fundação Smurfit Kappa Colômbia, “Alternância” nasceu diante da ausência de programas educativos para as necessidades e realidades do setor rural colombiano. Por essa razão, e com o propósito de gerar nas crianças e jovens do setor rural competências cidadãs, laborais e de empreendimento, a Fundação Smurfit Kappa Colômbia implementou um modelo de educação técnica integral, agropecuária e florestal, com ênfase na criação de microempresas rurais.