Júris de premiação

Confira os júris do ano de cada premiação.

 

V Prêmio Transformadores / 2020

Categoria: Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis

César Max Méndez (El Salvador))

Engenheiro Civil e especialista em desenvolvimento territorial com ênfase no fortalecimento das capacidades locais. Diretor do Programa FORTAS, da FUSADES, com o qual tem contribuído para levar melhorias a mais de 350 mil pessoas em El Salvador. Responsável pelo desenho e implantação do Modelo de Integração de Esforços e Planejamento Participativo, vencedores do Prêmio Mundial Juscelino Kubitschek do BID.

 

Camila Aloi (Brasil)

Formada em Pedagogia pela USP, pós-graduada em Responsabilidade Social no Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (FIA, USP) e mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente é coordenadora de relações institucionais no GIFE.

 

María Caridad Benítez A. (Equador)

Mestre em Responsabilidade Social e Sustentabilidade com experiência nas áreas de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social corporativa, assuntos internacionais e gestão social na região da América Latina, liderando a criação de fundamentos empresariais, áreas e estratégias de RSE. Gerador de mecanismos de redistribuição de riqueza.

 

Gonzalo Delamaza (Chile)

Sociólogo pela Universidade Católica do Chile e Doutor em Sociologia pela Universidade de Leiden, Holanda. Professor Titular da Universidade de Los Lagos, em Santiago, onde é: pesquisador do Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (CEDER); Diretor do Doutorado de Ciências Sociais em Estudos Territoriais, e Diretor da POLIS, Revista Latino-americana.

 

Arelis Rodriguez (República Dominicana)

Há mais de 20 anos se especializou em planejamento, implementação e avaliação de projetos de desenvolvimento. É responsável pela criação do Programa de Apadrinhamento de Escolas da Fundação Falcondo, que beneficia 135 escolas, aproximadamente 77.000 crianças e 2.100 professores das províncias Monseñor Nouel e La Veja. Especialista na área de sustentabilidade e investimento social.

 

Categoria: Negócios e Comunidades Sustentáveis

Douglas Peixoto Pereira (Brasil)

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e Especialista em Negócios Socioambientais (IPE/CEATS-USP), possui 10 anos de experiência na gestão de investimento social privado visando e implementação de Iniciativas de Desenvolvimento Territorial, em parceria com comunidades, organizações sociais, grupos tradicionais e poderes públicos locais. Atualmente é Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano SA.

 

Roberto Gutiérrez (Colômbia)

Professor da Faculdade de Administração da Universidad de Los Andes (Colômbia). Ph.D. e M.A em Sociologia, pela Johns Hopkins University, Engenheiro Industrial, Universidade de los Andes. Membro da SEKN, Social Enterprise Knowledge Network (SEKN), uma rede de escolas de negócios líderes em 10 países ibero-americanos dedicados à pesquisa sobre empreendedorismo social, RSE estratégica e negócios inclusivos.

 

Laura Dellacasa (Argentina)

Graduado em Ciências da Comunicação (UBA) e especialista em Organizações Sem Fins Lucrativos (UDESA, UTDT e CEDES). Desde 2005 é sócia da Consultora “Dellacasa & Castillo” especializada em Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Ela é palestrante e treinadora em diferentes universidades públicas e privadas. É também consultora geral e formadora do VALOR: Programa CSR + Competitividade da AMIA-BID-MIF.

 

Gustavo Pérez Berlanga (México)

Graduado em Administração e Finanças e com três mestrados, um em Marketing, outro em Responsabilidade Social e mais um em Alta Direção pelo IPADE. Atualmente é doutorando em Bioética Aplicada pela Universidad Anáhuac. Atualmente é Diretor de Responsabilidade Social do Grupo Restaurantero Gigante no México e professor da Universidad Anáhuac e professor visitante em escolas de negócios como IPADE ou Harvard.

 

Gonzalo Quijandria Fernandez (Peru)

Advogado da Pontificia Universidad Católica del Perú, Fellow da Fundação Nieman para o jornalismo da Universidade de Harvard. Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Minsur S.A., mineradora do grupo empresarial peruano BRECA e o quarto maior produtor de estanho do mundo. Anteriormente, ele foi Diretor de Assuntos Corporativos da Barrick Peru e Gerente de Assuntos Corporativos da Antamina.

IV Prêmio Transformadores 2018

Categoría: Inversión social privada y comunidades sostenibles

Guillermo Carvajalino (Colombia)

Fundador e Diretor do Grupo DIS. Sociólogo, com mais de 35 anos de experiência na criação, direção e assessoria de organizações, planejamento estratégico e projeto organizacional, padrões de sustentabilidade e formação de alianças público-privadas. Foi diretor da Fundação Empresários pela Educação e da Fundação Corona. Além disso, foi membro de diferentes juntas diretivas de entidades nacionais e internacionais.

 

Guayana Paez–Acosta (Venezuela)

Fundadora e diretora da ATHENA. Socióloga, com mestrado em Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem trabalhado em organizações não governamentais internacionais, fundações filantrópicas e instituições científicas, entre elas Avina Américas, Fundação Avina, Conservation International, Departamento de Ecologia Global de Carnegie - Institution for Science na Universidad de Stanford, Fundação Terra Viva e Centro de Estudos para o Desenvolvimento – CENDES, da Universidade Central da Venezuela.

 

Laura Sarvide (México)

Assessora estratégica da Área de Fortalecimento de organizações sociais da Insad. Fundadora de diversas instituições, redes, programas e iniciativas locais, regionais, nacionais e internacionais voltadas à promoção, desenvolvimento e fortalecimento da Cidadania. Co-projetou e promoveu a Rede Pontes, focada na RSE; fundadora e primeira Presidente da Comunalia - Aliança de Fundações Comunitárias do México; e Presidente da Fundação Comunitária Malinalco.

 

Evangelina Gómez (Ecuador)

Diretora Executiva da Rede Ceres. Licenciada em Administração ambiental, especialista em RSE, com ampla experiência em direção de organizações, sustentabilidade e relações interinstitucionais. Trabalhou no Instituto de Ecologia Aplicada da USFQ (ECOLAP), foi Diretora Executiva da Fundação Scalecia e trabalhou na Estação Científica Charles Darwin (Galápagos).

 

Francisco de Assis Azevedo (Brasil)

Sócio e Diretor da Kairós, Inteligência Social. Graduado em Administração, especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos. Atuou por mais de 20 anos na área de investimento social privado na América Latina, dirigindo fundações e institutos empresariais.

 

Categoría: Negocios y comunidades sostenibles

María Virginia Vilariño (Argentina)

Gerencia a Área de Energia e Clima do Conselho Empresarial Argentino para o Desenvolvimento Sustentável. É licenciada em Ciências Ambientais com especializações em Ciências Químicas e Ambiente, Gestão Ambiental e Avaliações de Projetos de Investimento. É autora, líder e membro do grupo de especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas; membro da Aliança da América Latina e Caribe de Empresas pelo Clima; membro do Stakeholder Advisory Group do World Resources Institute, e treinadora certificada do programa GHG Protocol para inventários corporativos de emissões de gases efeito estufa.

 

Javier Cortés (España)

Responsável regional da UN Global Compact para as Redes Locais da América Latina, Caribe e América do Norte. Licenciado em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Autônoma de Madrid, mestre em Cooperação para o Desenvolvimento e Direção e Gestão de Entidades, e estudos de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável. Ampla experiência pública e privada em áreas relacionadas ao papel do setor privado no desenvolvimento sustentável e crescimento econômico inclusivo. No âmbito multilateral, representa a Espanha diante da OCDE como especialista em Crescimento Econômico Inclusivo e Redução da pobreza.

 

Livia Pagotto (Brasil)

Gestora e Coordenadora da iniciativa empresarial ID Local (Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos) do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGVces. Graduada em Ciências Sociais, mestre em Governança Ambiental e candidata ao doutorado em Administração Pública e Governo. Na FGVces, coordena estudos sobre a relação entre empresas, territórios e iniciativas de desenvolvimento local.

 

Nathalia Franco (Colombia)

Professora da Faculdade de Administração da Universidade de los Andes. Politóloga, Mestre e Doutora em Gestão. Desde 2005, é membro da Social Enterprise Knowledge Network (SEKN). Autora de artigos e pesquisas sobre gestão pública, responsabilidade social empresarial, alianças sociais e gestão ambiental.

 

Oscar Calderón (República Dominicana)

Diretor de MBA da Barna Management School. Possui aproximadamente 10 anos de experiência como professor nas áreas de Direção Comercial e Marketing e Direção Estratégica em Programas de MBA e programas de enfoque diretivo em Barna Business School. Trabalhou com temas de RSE e consultoria em comunicações, marketing e sustentabilidade em empresas como a Ernst and Young Colômbia, SAP Multicountry Latin America e IBM South America.

III Prêmio Transformadores / 2016

Categoria: Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis

Reinalina Chavarri (Chile)

Socióloga e Cientista Política da Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Possui pós-graduação em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Dirigiu inumeras iniciativas no campo da RSE e Cidadania. Co-fundadora e ex vice-diretora executiva da Fundação PROhumana de fevereiro de 1998 a abril de 2005.

 

José Ignacio González Aller-Gross (Espanha)

Diretor Geral da Fundação CODESPA desde 2015. Engenheiro da Universidade Politécnica de Madrid, PDG 2004 do IESE Business School - University of Navarra. Na CODESPA, tem expandido as atividades da Fundação para 20 países por meio de inúmeras alianças público-privadas.

 

Teresa Moll de Alba Alfaro (Panamá)

Especialista em Responsabilidade Social Empresarial e Estratégias de Sustentabilidade. Conta com mais de 15 anos de experiência assessorando empresas da Europa e América Latina no desenvolvimento de estratégias organizacionais e de gestão empresarial. Há 7 anos atua como diretora executiva da Sumarse, associação que impulsiona a Responsabilidade Social Empresarial no Panamá.

 

Rodrigo Villar (México)

Antropólogo com especialização na área de planejamento e administração de políticas sociais da Universidade de Harvard. Possui mais de 30 anos de experiência profissional em projetos de desenvolvimento social em diferentes países de América Latina. É pesquisador associado do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Sociedade Civil, AC (CIESC) do México.

 

Categoria: Negócios e Comunidades Sustentáveis

Jaqueline Pels (Argentina)

Professora de marketing na Universidade Torcuato Di Tella Escuela de Negócios, Buenos Aires, Argentina. Possui grande experiência nas áreas de negócios inclusivos, economias emergentes, teoria de marketing e marketing de relacionamentos e redes sociais. É Diretora do Grupo de Reflexão Empresarial Inclusiva (ENI-DiTella).

 

Ana María Majano (El Salvador)

É Diretora do Programa Regional de Mudanças Climáticas no Centro Agronômico Regional de Pesquisa e Ensino (CATIE) e Coordenadora da Secretaria da Plataforma para América Latina e Caribe de Estratégias de Desenvolvimento Resiliente e Baixo em Emissões (LEDS LAC). Possui Ph.D. e M.A. em Economia pela Universidade de Tennessee em Knoxville, no qual foi bolsista Fulbright/LASPAU.

 

Sergio Mauricio Rengifo Caicedo (Colômbia)

Diretor Capital Social CECODES – Desenvolvimento Sustentável, representante colombiano do World Business Council for Sustainable Development–(WBCSD) e Diretor da Rede de Jornalistas pelo Desenvolvimento Sustentável. É Engenheiro Industrial e Mestre em Responsabilidade Social Corporativa pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha).

 

Roberto Gutiérrez (Colômbia)

Professor da Faculdade de Administração da Universidade de Los Andes (Colômbia). Ph.D. e M.A em Sociologia pela Johns Hopkins University, e Engenheiro Industrial pela Universidade de los Andes. Membro da Social Enterprise Knowledge Network (SEKN), uma rede de escolas de negócios líderes em 10 países da Ibero-americanos dedicada à pesquisa sobre empreendimentos sociais, RSE estratégica e negócios inclusivos.

II Prêmio Transformadores / 2014

Gabriel Berger (Argentina)

Professor da Universidade de San Andrés e diretor do Centro de Inovação Social da Universidade, no qual são desenvolvidas atividades de capacitação, formação adacêmica e pesquisas, entre as quais se destaca a rede SEKN (Social Enterprise Knowledge Network). É diretor de Pós-graduação em Organizações sem fins lucrativos.

 

Javier Cavanna (Espanha)

É Presidente da Fundação Compromisso Transparência (Espanha) e editor da revista Compromisso Empresarial. É professor associado da Escola de Negócios do Instituto Empresa (Espanha) na área de Responsabilidade Social Corporativa e membro do Conselho Assessor da Fundação Accenture. Possui ampla experiência em temas relacionados ao governo de instituições do Terceiro Setor, cooperação para o desenvolvimento e desenvolvimento de estratégias de RSE.

 

Carolina Rouillon Gallese (Peru)

Gerente Geral da Associação Sodexo pelo Desenvolvimento Sustentável, é Diretora do Programa STOP Hunger, que luta contra a fome e a desnutrição. Advogada da Pontifícia Universidade Católica do Peru e Docente em Administração Pública do Instituto Ortega y Gasset, vinculado à Universidade Complutense de Madrid, possui mais de 30 anos de experiência em instituições, públicas e privadas, envolvidas com gestão, planejamento estratégico e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável comunitário.

 

Juan Carlos Tavares (Colômbia)

É gestor territorial da Corporação para o Desenvolvimento Picacho con Futuro e possui vínculos com organizações comunitárias na comuna seis da cidade de Medelín desde 1990. É estudante de Comunicação Social na Universidade Nacional Aberta e à Distância (UNAD) e atualmente é membro do Conselho Territorial de Planejamento do Município de Medellín, Antioquia.

I Prêmio Transformadores / 2012

Marcos Kisil (Brasil)

Presidente do IDIS. Foi Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K, Kellogg. É médico pela Universidade de São Paulo e doutor em Administração pela Universidade George Washington. Foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Foi presidente do Conselho do Gife e Diretor Presidente do Instituto WCF-Brasil.

 

Robert N. Kaplan (Estados Unidos)

Presidente da Fundação Interamericana desde novembro de 2010. Entre 1994 e 2010, trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde atuou entre os anos 2007 e 2010 como Chefe Assessor do vice-presidente Executivo, e entre 1998 e 2007 como chefe do programa de Recursos Naturais e Ambiente para o México, América Central, República Dominicana e Haiti.

 

Rosario Quispe (Argentina)

Nasceu em Puesto del Marqués, Província de Jujuy. Sua família descende dos Kollas, povos nativos do Altiplano Andino. O início de seu trabalho no campo social foi em Mina Pan de Azúcar, onde se integra como Animadora Comunitária e participa das lutas dos mineiros em defesa de suas fontes de trabalho e de seus direitos. No início dos anos 90, trabalhou em diversas ONG´s em Abra Pampa. Em 1995, Rosario, juntamente com oito mulheres, fundou a Associação de Mulheres Warmi Sayajsunqo, e trabalha para alcançar uma vida digna em Puna, de acordo com sua cultura ancestral, mas com acesso a direitos.

 

Yolanda Londoño (Colômbia, Estados Unidos)

É Vice-presidente de Responsabilidade Social da Global da Tupperware Brands Corporation em Orlando, Flórida. Dirigiu e desenvolveu iniciativas filantrópicas de escala local e global, marketing relacionado a causas e estratégias de global giving com ênfase em programas que educam e empoderam mulheres e meninas. Ingressou na Tupperware Brands em setembro de 2006, depois de seis anos na JPMorgan Chase Bank, em Houston, Texas, onde foi vice-presidente para Assuntos Públicos.

Investimento Social Privado

Podem se inscrever organizações de origem empresarial que realizam investimento social, seja empresas, fundações, associações ou institutos, individualmente ou em alianças com organizações. Estas organizações podem ser membros e não membros da RedEAmérica.


leia o regulamento

Negócios

Podem se inscrever empresas que operam na América Latina, membros e não membros da RedEAmérica, ou empresas ligadas a uma organização membro da Rede (Fundação, Empresa, Instituto o Associação- F-E-I-A), individualmente ou em aliança com outras organizações.


leia o regulamento