Do relacionamento com comunidades fornecedoras dos territórios sustentáveis, o caso do Fórum de Desenvolvimento Territorial do Médio Juruá

Natura Cosméticos, Brasil

Do relacionamento com comunidades fornecedoras dos territórios sustentáveis, o caso do Fórum de Desenvolvimento Territorial do Médio Juruá

Diante do risco de deterioração e extinção de uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo, o ecossistema amazônico, a Natura decidiu incorporar ao seu modelo de negócio a construção de uma visão de território com todas as comunidades que habitam o Médio Juruá, a gestão de alianças com atores públicos e empresariais, e o fortalecimento das instituições locais para facilitar o surgimento de negócios que fortaleçam o uso sustentável da sociobiodiversidade. A aplicação do Índice de Progresso Social no território foi muito importante durante o processo para validar o diagnóstico participativo e monitorar os avanços conquistados.

 
Foram beneficiadas 400 famílias da zona que participam como fornecedoras da Natura. Todas as organizações comunitárias participam das tomadas de decisões, melhorando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com a diminuição da pobreza, acesso à educação, equidade, água e saneamento básico.

Para a empresa, os custos de produção diminuiram, o que possibilitou maior investimento na geração de renda para a comunidade local. As compras locais que a empresa realiza aumentaram de 600.000 reais em 2015 para 1.100.000 reais em 2016. Para os jurados, esta iniciativa exemplifica de forma clara como a partir do modelo de negócio é possível incorporar transversalmente a sustentabilidade e gerar valor considerável tanto para a empresa quanto para a comunidade.

Menções especiais

Affordable Housing

Lafarge Holcim Brasil

Esta iniciativa incentiva o acesso ao microcrédito e o acompanhamento técnico para a construção e melhoria de habitação da população em situação de vulnerabilidade. Através de uma aliança entre empresas, entidades de crédito, entidades governamentais, agências de cooperação internacional, organizações de base e instituições educativas, 100 casas foram construídas ou reformadas, e gerou-se uma circulação de capital de mais de 800.000 reais, que beneficiou os comerciantes locais.

Conheça a ficha do projeto


Primavera Sustentável, Votorantim Cimentos, Brasil

Votorantim Cementos, Brasil

Buscando responder os déficits estruturais em matérias de desenvolvimento no município de Primavera, a Votorantim elaborou, de maneira participativa, uma estratégia de desenvolvimento local que contempla áreas como transporte, saneamento básico, saúde, autonomia financeira do município, capital humano, uso do solo, ordenamento territorial, entre outros. Posteriormente, elaborou um portfólio de projetos sociais para atender cada uma destas áreas, e estabeleceu uma metodologia de mensuração que orienta as decisões de investimento da empresa. Estas mensurações aferiram que a cada real investido no município de Primavera, a empresa recebe um retorno de 4.5 reais. Com base nisso, foram feito investimentos em projetos sociais e produtivos que beneficiam a empresa e o município.

Conheça a ficha do projeto