Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis

Quem pode se inscrever?

Empresas, fundações, associações ou institutos de origem empresarial que operam na América Latina e no Caribe.

Estas organizações podem ser membros e não membros da RedEAmérica.
 

Como será a premiação?

Em cada uma das 2 categorias (Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis, e Negócios e Comunidades Sustentáveis), serão reconhecidas 2 iniciativas de membros da RedEAmérica, e duas de organizações no membros da Rede.

As organizações vencedoras receberão um reconhecimento simbólico e público no Fórum Internacional da RedEAmérica em 2019, na cidade de Salvador, Bahia. Também serão documentadas as iniciativas escolhidas e serão amplamente divulgadas por meio do Portal do Prêmio e diversos meios de comunicação.

As organizações vencedoras não membros da Rede serão convidadas para o Fórum Internacional da RedEAmérica, para o qual deverão assumir seus gastos de deslocamento e estadia.

Como é o processo de avaliação das iniciativas inscritas?

O juri avaliador será composto por pessoas íntegras, de longa trajetória e reconhecimento na região, selecionado pela RedEAmérica. Seus nomes serão divulgados no evento de premiação.

Os jurados atuarão sob as regras estabelecidas pelo Prêmio e com total autonomia frente à organização promotora do Prêmio e dos inscritos.

O Juri poderá decidir entregar um menor número de reconhecimentos por categoria tanto a membros como não membros ou declarar as categorias desertas, em função dos critérios de avaliação.

As regras do Prêmio, as informações sobre o processo e o resultado, o monitoramento disponível no Portal.

Critérios de avaliação

As iniciativas serão avaliadas pelo jurado segundo os seguintes critérios:

Transformação. Refere-se à possibilidade de apresentar evidências e resultados quantitativos e/ou qualitativos sobre as transformações geradas em uma ou várias das seguintes dimensões: desenvolvimento sustentável; construção de capacidades coletivas; criação de vínculos de colaboração (capital social); aprofundamento da democracia.

Sustentabilidade. Refere-se à possibilidade de apresentar as evidências de que os efeitos positivos gerados a partir da iniciativa serão duradouros e permitirão que a comunidade e os demais aliados enfrentem da melhor maneira os novos desafios.

Aprendizagem útil. Refere-se à possibilidade de demonstrar que a aprendizagem derivada da iniciativa pode ser útil e potencialmente transferível a outras organizações e contextos que enfrentam desafios similares.

Construção de Capacidades e vínculos. Refere-se à possibilidade de apresentar evidências sobre as capacidades coletivas geradas através da iniciativa nas organizações da comunidade (informação, conhecimento e habilidades) e demais atores envolvidos, e sobre os vínculos de cooperação propiciados entre as organizações e outros atores do entorno.

Regulamento

Quais critérios as experiências devem cumprir para se candidatarem e concorrerem ao Prêmio?

  1. Experiências que tenham ao menos um ano de execução, com a possibilidade de apresentar resultados.
  2. Experiências na América Latina, acompanhadas por fundações empresariais, empresas, institutos ou associações empresariais, membros e não membros da RedEAmérica, individualmente ou em aliança com outras organizações de qualquer natureza.
  3. Experiências alinhadas com a visão de Comunidades Sustentáveis, com enfoque em desenvolvimento de base, que atendam a todos ou a maioria dos seguintes elementos característicos deste enfoque:
    • Diálogo entre os diversos atores e inclusão de diferentes vozes e interesses.
    • Construção de visões compartilhadas, acordos coletivos e vínculos de cooperação entre as organizações de base e outros atores do território (organizações de sociedade civil, empresas, governo local, etc.)
    • Ativa participação das organizações de base (comunidade) no projeto e na implementação da iniciativa.
    • Aumento das capacidades coletivas das organizações de base (comunidade) ao longo da iniciativa e também dos demais atores envolvidos.
    • Acesso, administração e controle de recursos por parte das organizações de base.
    • Participação em espaços de decisão a fim de influenciar medidas, políticas e/ou programas.
    • Protagonismo da comunidade e liderança compartilhada.
    • Contribuição aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      • Diminuição da pobreza e exclusão
      • Dinamização econômica
      • Cuidado do meio ambiente
      • Fortalecimento da institucionalidade e da cidadania
  4. Experiências que correspondam principalmente aos níveis médio e macro do desenvolvimento de base: médio, relacionado com o acompanhamento e co-financiamento de iniciativas em parcerias ou redes de organizações de base; macro, iniciativas nas quais as organizações de base participam de processos junto com outros atores para influenciar decisões relacionadas com o seu próprio desenvolvimento ou com o desenvolvimento do seu território.
  5. Experiências ligadas a diversos temas setoriais (educação, inclusão econômica, etc.), sempre que se aplicarem a visão de comunidades sustentáveis com enfoque no desenvolvimento de base, e que incorporem na implementação da iniciativa a variável territorial e a articulação com outros atores.
  6. Experiências que possam demonstrar que através de sua realização foram desenvolvidas capacidades coletivas (informação, conhecimento e habilidades) nas organizações da comunidade, bem como nos atores envolvidos, para aproveitar as oportunidades, influenciar decisões públicas e decidir sobre o seu próprio destino.
  7. Experiências que possam apresentar resultados mensuráveis ao menos em duas das seguintes categorias do desenvolvimento de base: capacidades coletivas, capital social, consolidação da democracia ou geração de um ambiente favorável para o desenvolvimento e atuação das comunidades.
  8. Experiências que possam apresentar resultados mensuráveis com relação a sua contribuição aos ODS, pelo menos em uma das seguintes categorias do desenvolvimento sustentável: Diminuição da pobreza e exclusão; Dinamização econômica; Cuidado do meio ambiente e Fortalecimento da institucionalidade e da cidadania.