Buenas Prácticas

Projeto Empreendedor Solidário

Área de trabajo: Generación de ingresos

A Associação da Agroindustria Familiar de Pedro Leopoldo (AAFAPEL) foi fundada em 24 de Junho de 2008, por meio de uma iniciativa de pequenos agricultores e produtores de alimentos artesanais. O objetivo era unir as forças para obter o fornecimento de seus produtos para o comércio local de Pedro Leopoldo, além disso, o grupo buscou estruturar melhor os negócios. O Projeto Empreendedor Solidário resultou da demanda dos associados da AAFAPEL e de pessoas da comunidade que desejavam melhorar sua renda, uma vez que muitos recebiam menos que o valor de um salário mínimo.

¿Como nasceu esta experiência?

A Associação da Agroindustria Familiar de Pedro Leopoldo (AAFAPEL) foi fundada em 24 de Junho de 2008, por meio de uma iniciativa de pequenos agricultores e produtores de alimentos artesanais. O objetivo era unir as forças para obter o fornecimento de seus produtos para o comércio local de Pedro Leopoldo, além disso, o grupo buscou estruturar melhor os negócios. O Projeto Empreendedor Solidário resultou da demanda dos associados da AAFAPEL e de pessoas da comunidade que desejavam melhorar sua renda, uma vez que
muitos recebiam menos que o valor de um salário mínimo. Esta é a quarta fase estratégica do Programa que busca a Educação Profissionalizante para Geração de Trabalho e Renda realizado pela AAFAPEL.

Na primeira e terceira fase (2009 e 2011) os associados da AAFAPEL receberam capacitação técnica e produtiva na área de produção e processamento de alimentos pelo Projeto Cozinha Escola Itinerante I e II. Na segunda, o projeto Comunidade Empreendedora 2010) capacitou em gestão de pequenos empreendimentos. Complementando o ciclo da cadeia produtiva, o projeto Empreendedor Solidário surgiu para agregar valor à associação por meio do fortalecimento da gestão da ODB e aos associados da AAFAPEL por meio de qualificação profissional para prestação de serviços no setor alimentício, objetivando proporcionar melhores condições de desenvolvimento sustentável dos empreendimentos. Nesse projeto o fortalecimento da ODB ocorreu por meio da elaboração do Planejamento Estratégico da Associação, assim como investimentos para melhoria do ponto de comercialização e aquisição de equipamentos e materiais. 

¿A quem a ação está ou esteve dirigida? ¿Quem se beneficia ou se beneficiou com esta experiência?

A ação estava direcionada a 84 famílias associadas da AAAFAPEL e 244 pessoas da comunidade Ao final o projeto contribuiu com as 84 famílias associadas da AAAFAPEL e 390 pessoas da comunidade. 

 

Iniciativa postulada Premio Transformadores 2015
Anterior Tempo de Empreender Campo Formoso
Siguiente Projeto Gerando Futuro

Name:
Email:
Subject:
Message:
x

Reciba nuestro boletín mensual

Buscar buenas prácticas