Buenas Prácticas

Projeto Gerando Futuro

Área de trabajo: Generación de ingresos

O município de Macuco, , possui área de abrangência de 77,6 Km², está situado na microrregião centro norte fluminense, integrando a região Serra Fluminense do estado do Rio de Janeiro. O município possui cerca de 5 mil habitantes (IBGE, 2010). Sua principal atividade econômica é a agropecuária e a pecuária leiteira. Dentro deste contexto, situa-se a APAMA - Associação de Produtores Artesanais Macuco Arte, fundada em 2000 com o objetivo de gerar renda, dando oportunidade para artesãos se organizarem e ganharem força por meio de uma maior representatividade.

¿Como nasceu esta experiência?

O município de Macuco, , possui área de abrangência de 77,6 Km², está situado na microrregião centro norte fluminense, integrando a região Serra Fluminense do estado do Rio de Janeiro. O município
possui cerca de 5 mil habitantes (IBGE, 2010). Sua principal atividade econômica é a agropecuária e a pecuária leiteira. No município encontra-se instalada a Cooperativa Regional Agro Pecuária de Macuco, segunda maior processadora de leite do estado, considerada a maior fonte empregadora. Segundo Jornal da
cidade, o perfil socioeconômico é baixo pelo alto índice de desemprego, contribuindo para o ciclo de pobreza. Isso agrava os problemas sociais e devido a esta causa, muitos dos moradores dependem de ajuda do município e de instituições privadas para viverem. Em contrapartida, muitas pessoas saem dos grandes centros para se instalarem no município, contribuindo para o crescimento desordenado das construções irregulares, aumentando cada dia mais o custo de vida.

Dentro deste contexto, situa-se a APAMA - Associação de Produtores Artesanais Macuco Arte ,
fundada em 2000 com o objetivo de gerar renda, dando oportunidade para artesãos se organizarem e ganharem força por meio de uma maior representatividade. No início estava instalada em casas de aluguel, exclusivas para o trabalho artesão. Através de um incentivo municipal a APAMA conquistou um maior espaço e tornou-se uma grande rede, existindo para articular, fortalecer, prover e consolidar qualquer grupo produtivo inserido.

Os grupos produtivos associados à APAMA surgiram para obter uma oportunidade de geração de renda por meio do artesanato e da costura. A inúmera quantidade de grupos produtivos se dá a partir da oportunidade gerada pelo município, que faz parte do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e região. Esta oportunidade é vista como um canal de desenvolvimento local para a região. O Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região engloba além das empresas friburguenses, também as de Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras e Macuco. São cerca de 900 confecções com a produção voltada para as linhas: lingerie noite, dia e sensual, moda praia e fitness. O setor gera mais de 20 mil postos de trabalho, diretos e indiretos. Hoje, as peças produzidas no Pólo de Moda Íntima preenchem uma importante fatia do mercado brasileiro.

¿A quem a ação está ou esteve dirigida? ¿Quem se beneficia ou se beneficiou com esta experiência?

A ação estava direcionada a APAMA- Associação dos Produtores Artesanais Macuco Arte e seus 70 associados – costureiros e artesãos.

 

Iniciativa postulada Premio Transformadores 2015
Anterior Projeto Empreendedor Solidário
Siguiente Rede Social de Angico, Peixe e Região

Name:
Email:
Subject:
Message:
x

Reciba nuestro boletín mensual

Buscar buenas prácticas