Buenas Prácticas

Tempo de Empreender - Alpestre

Área de trabajo: Desarrollo local

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) é o responsável pela coordenação do investimento social privado do Grupo Camargo Corrêa.Os recursos do ICC são aplicados prioritariamente nas comunidades do entorno das fábricas e obras das empresas do Grupo visando assim, promover o fortalecimento do vínculo das empresas do Grupo com as comunidades. Em Alpestre a atuação do ICC ocorreu em função da construção da Usina Hidrelétrica Fóz do Chapecó e o programa implantado foi o Futuro Ideal, cujo propósito promover e apoiar ações de empreendedorismo e geração de trabalho e renda, investindo nas potencialidades locais e nas oportunidades de interação das ações com as empresas do Grupo Camargo Corrêa e sua rede de relacionamentos.

¿Como nasceu esta experiência?

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) é o responsável pela coordenação do investimento social privado do Grupo Camargo Corrêa. A sua atuação está inserida na estratégia de sustentabilidade do Grupo Camargo Corrêa e suas ações são empreendidas em sintonia fina com as unidades de negócio no Brasil e exterior. Os recursos do ICC são aplicados prioritariamente nas comunidades do entorno das fábricas e obras das empresas do Grupo visando assim, promover o fortalecimento do vínculo das empresas do Grupo com as comunidades em que estão inseridas e contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades.

O desenho de atuação do ICC se baseia em três programas estruturantes destinatários da aplicação do investimento social do Grupo Camargo Corrêa. São eles: Infância Ideal, Escola Ideal e Futuro Ideal. Cada programa abriga projetos específicos, interdependentes e complementares e o traço comum entre eles é a promoção do bemestar de crianças, adolescentes, jovens e adultos como condição para iniciativas em prol do desenvolvimento comunitário sustentável.

Em Alpestre a atuação do ICC ocorreu emfunção da construção da Usina Hidrelétrica Fóz do Chapecó e o programa implantado foi o Futuro Ideal, cujo propósito promover 2 e apoiar ações de empreendedorismo e geração de trabalho e renda, investindo nas potencialidades locais e nas oportunidades de interação das ações com as empresas do Grupo Camargo Corrêa e sua rede de relacionamentos.

¿Que problema procura ou procurou resolver?

A implantação do programa Futuro Ideal no município de Alpestre ocorreu por meio do diagnóstico territorial realizado em março de 2008, com o propósito de identificar os arranjos produtivos locais e as oportunidades de atuação. Dentre os empreendimentos mapeados a cooperativa Extremo Norte se mostrou com maior viabilidade para investimento devido ao seu potencial de ampliaçã o de renda dos cooperados e forte nível de coesão e autonomia.

Em outubro do mesmo ano foi implantado o projeto Tempo de Empreender com o propósito de promover o fortalecimento da agricultura familiar por meio de ações voltadas para a produção primária e agroindústrias de pequeno porte. Essas ações contribuíram não só para a elevação da renda do agricultor, como também para a sua permanência no campo, um dos principais problemas que a cooperativa estava enfrentando naquele período. A primeira etapa do projeto Tempo de Empreender teve a duração de 24 meses e foi executada pelo SEBRAE RS.

A segunda etapa do projeto teve início em 2010 e ainda se encontra em execução. Toda a gestão e execução do projeto é desenvolvida pela própria Cooperativa Extremo Norte. O principal objetivo é promover o incremento de renda junto a famílias cooperadas e fornecedoras da cooperativa Extremo Norte, por meio do processamento da mandioca e hortaliças e da classificação de cítricos, contribuindo a qualidade de vida das famílias da região rural de Alpestre e de oportunidade de trabalho para jovens do município.

¿A quem a ação estáou esteve dirigida? Quem se beneficia ou se beneficiou com esta experiência?

A partir do diagnóstico, que buscou identificar empreendimentos da economia solidária que fossem autônomos e autogestionários, selecionou-se a Cooperativa do Extremo Norte. Desta forma, o projeto beneficia diretamente as famílias de produtores rurais fornecedores da cooperativa e os próprios cooperados.

Iniciativa postulada Premio Transformadores
Anterior Fomento de los Derechos de la Niñez y la Juventud en la Subregión de Montes de María
Siguiente Acceso a oportunidades para jóvenes en Colombia

Name:
Email:
Subject:
Message:
x

Reciba nuestro boletín mensual

Buscar buenas prácticas