Buenas Prácticas

Semana do Bebê - Alianças pela Primeirríssima Infância

Organização postulante: Instituto InterCement

País: Brasil

Município: São Paulo

Localização: Urbana

Estado atual: Em execução

Data de início: 2013-05-01

Nome das organizações que participam da experiência: 

17 Comitês de Desenvolvimento Comunitário - CDC
17 Comitês de Incentivo ao Voluntário e Interação com a Comunidade - CIVICO
38 ONGs e instituições comunitárias
17 Secretarias Municipais de Educação
17 Secretarias Municipais de Saúde
17 Secretárias Municipais de Assistência Social
06 Secretarias Municipais de Cultura
05 Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico
16 Centros de Referência de Assistência Social - CRAS
16 Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS
14 Conselhos Tutelares
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Instituto Alana

Como nasceu esta experiência?

A Semana do Bebê e sua estrutura de mobilização foram idealizadas pelo pesquisador, professor e médico psiquiatra Salvador Célia, que propôs uma forma coletiva de trabalhar questões da primeira infância na cidade de Canela (RS), no ano 2000.

Em 2010 a Semana foi sistematizada pelo UNICEF e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país.

Diante dos resultados consistentes, o Instituto InterCement identificou o potencial do programa como agregador de ações coordenadas para o atendimento integral à primeiríssima infância, tema que é um dos seus pilares estratégico.

O Instituto InterCement tem cinco eixos de atuação (Infância, Educação, Juventude, Inclusão Socioprodutiva e Fortalecimento do Capital Social), além do voluntariado, ação cidadã transversal a todos os eixos. Ele atua nas comunidades onde há a presença da InterCement e está inserido na estratégia de sustentabilidade da empresa e suas ações são realizadas em sinergia com as unidades de produção, visando contribuir para uma efetiva transformação social e fortalecimento dos vínculos entre a empresa e a comunidade.

O eixo Infância Ideal tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças até 3 anos de idade por meio do investimento em projetos que complementam e fortalecem as ações do poder público e as organizações da sociedade civil.

A proposta da Semana do Bebê, em função do alcance comunitário, gestão participativa e total alinhamento ao eixo Infância Ideal, foi internalizada pela InterCement que, em 2012, tomou a decisão estratégica de levar a Semana do Bebê a todas localidades onde tem operações fabris no Brasil, criando uma rede de atenção a primeira Infância. A partir dai, investiu na sistematização do projeto, de maneira a implementá-lo de forma consistente e participativa.

Com o apoio das estruturas de voluntariado da InterCement, a Semana do Bebê começa a ser organizada em 2013 em 14 municípios brasileiros . Em 2015, chegou a todos os 17 municípios onde a empresa está presente e em 13 deles a iniciativa já foi transformada em política pública, por meio da promulgação de leis que oficializam a Semana do Bebê no calendário do município.

Qual problema busca (buscou) resolver?

A falta de atendimento integral à primeiríssima infância (de zero a 3 anos de idade) em municípios brasileiros e pouca percepção da comunidade para a importância dessa etapa da vida para o pleno desenvolvimento do ser humano. A Semana do Bebê visa colocar o tema no centro das atenções de pais, cuidadores, educadores, poder público e da comunidade.

Esta iniciativa fue finalista de la tercera versión del Premio Transformadores 2017. 

Conoce más de esta experiencia aquí 

Anterior Programa Generar, Edición I
Siguiente Creación y fortalecimiento de Uniones de Crédito y Ahorro (UNICAs) en Cajamarca

Name:
Email:
Subject:
Message:
x

Reciba nuestro boletín mensual

Buscar buenas prácticas