Conheça aos membros da RedEAmérica: Fundação Francisco Xavier Kunst

Conheça aos membros da RedEAmérica: Fundação Francisco Xavier Kunst
A Fundação Francisco Xavier Kunst é uns dos membros que ingressaram à RedEAmérica no início do ano. A Fundação localizada no sul do Brasil faz acompanhamento a organizações, gera capacidades nas comunidades do entorno da empresa Artecola e financia programas y projetos sociais de promoção da educação y geração de renda. Para conhecer melhor o trabalho da FFXK, Jacqueline Kalakum concedeu uma entrevista à RedEAmérica.

1. Como você descreveria a Fundação FXK?

A Fundação FXK atua através do gerenciamento de ações sociais sustentáveis, acumulando conhecimentos no decorrer dos seus 28 anos de existência, através do conjunto de aprendizados e iniciativas. Alinhada às estratégias da sua mantenedora Grupo Artecola, a Fundação Francisco Xavier Kunst é uma organização cuja sede está localizada no Município de Campo Bom no RS- Brasil. Idealizada pelo Sr Francisco Xavier Kunst, professor, empreendedor e fundador do Grupo Artecola, tendo visão social à frente do seu tempo, propôs uma prática social incomum para época quando em 1984, na região do Vale dos Sinos- região conhecida como “o berço do calçado”, constituiu esta Fundação de origem empresarial.

A Fundação tem como missão promover o desenvolvimento social sustentável das comunidades onde atua, direcionar e gerir o investimento social do Grupo Artecola , desenvolver e financiar programas e projetos sociais, através de parcerias, envolvendo as comunidades, respeitando e valorizando a cultura local.

2. Quais são os dois principais sucessos e desafios da FFXK?

Muitos desafios temos pela frente na buscar da gestão sustentável da FFXK. Desejamos fortalecer e potencializar as ações no Brasil e América Latina envolvendo os colaboradores voluntários do Grupo Artecola, buscando o alinhamento das estratégias para o desenvolvimento local das comunidades onde o Grupo Artecola está presente. Esta ampliação de ações requer articulação em rede nos países do Brasil, Colômbia, México, Argentina, Chile e Peru – países em que o Grupo Artecola está presente, para de forma co-responsável, contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social nesses países.

A FXK nos últimos anos tem atuado fortemente na região sul do Brasil, através de programas e projetos sociais com foco na geração de renda e aumento da empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade. Nos últimos anos formou mais de 340 jovens através do Projeto Novos Horizontes em Parceria com a Fundação Pescar. Mais de 2.500 pessoas são beneficiadas pelo Programa Rede Parceria Social implantado em 2009. Como entidade-âncora da RPS, a Fundação Francisco Xavier Kunst renova sua participação com aportes de recursos, monitora, apoia e capacita tecnicamente as entidades para o seu empoderamento, fortalecendo a tecnologia social em rede, através da sua equipe técnica. Nos últimos 03 anos o Grupo Artecola, através da FFXK financiou mais de R$ 900.000,00, beneficiando mais de 49 entidades sociais do Rio Grande do Sul/Br. Sabemos que a nossa capacidade de ação e alcance de nossas metas dependem da articulação a ser desenvolvida através das parcerias, apoios e mobilização de recursos.

3. Qual foi a principal motivação para ingressar à RedEAmérica?

Com a natureza aprendemos que ¨Uma andorinha só não faz primavera¨ já dizia o filósofo grego Aristóteles. Em busca do calor voam juntas em grupos de até 200 mil pássaros. Em outubro quando esfria no norte, elas voam da América do Norte para América do Sul e, em abril retornam, percorrendo em torno de 8 mil quilômetros.

É assim que a Fundação FXK deseja atuar, em parceria, em rede e conectada com outras Fundações e Institutos empresariais que integram a RedEAmérica. Para que este movimento gere impacto social e contribua para a redução da pobreza na América Latina, torna-se necessário alinhar ferramentas, estratégias, tecnologias sociais e inovação . E, são estas premissas que a Rede oferece aos seus membros. Integra e motiva para que juntos, diante dos fortes ventos e, em busca da primavera para todos, somem forças diante dos desafios de voos mais altos e mais longos.
Anterior “Participar en el Diplomado hizo que el perfeccionamiento y el intercambio de conocimiento e información ayudara a mi crecimiento personal y profesion
Siguiente Conozca un nuevo miembro de RedEAmérica: Fundação Francisco Xavier Kunst
552

Name:
Email:
Subject:
Message:
x

Reciba nuestro boletín mensual

Buscar artículo o noticia

Copyright 2019 RedEAmérica | TERMINOS Y CONDICIONES