Experiências vencedoras 2014

Experiências transformadoras de Brasil, México e República Dominicana receberam o segundo Prêmio Latino-americano de Desenvolvimento de Base

 

 

As três experiências vencedoras em igualdade de condições do II Prêmio Latino-americano de Desenvolvimento de Base, Transformadores, foram o “Programa Redes”, do Instituto Votorantim, Brasil; o “Projeto de desenvolvimento integral da Microbacia de los Dajaos”, da Fundação Falcondo, República Dominicana, e o “Projeto Integral Comunitário em Santa Rosa de Lima, Yucatán”, da Fundação Haciendas del Mundo Maya.

O prêmio reconhece o trabalho que se desenvolve nas comunidades da América Latina, com diversos projetos que são acompanhados e cofinanciados por organizações empresariais. É promovido pela RedEAmérica, uma rede de fundações empresariais e empresas dedicadas a qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.

Em 2014, fez-se o convite para a segunda entrega do Prêmio. Foram recebidas 31 propostas de 9 países membros da Rede, das quais foram selecionadas 11 experiências, seguindo os 5 critérios estabelecidos pelo Prêmio: alinhamento com o enfoque de desenvolvimento de base, construção de capacidades e vínculos, transformação, sustentabilidade e aprendizagem útil. Finalmente, após difícil análise, foram selecionadas 3 experiências vencedoras que recebem o prêmio em igualdade de condições e recebem reconhecimento conjunto.

Programa ReDes

Instituto Votorantim – Brasil

O Programa ReDes é uma aliança entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – e o setor público local que, juntos, investem cerca de 24 milhões de dólares em uma estratégia de geração de renda desenvolvida e executada por grupos associativos, utilizando a permeabilidade e o conhecimento local das Empresas Votorantim, em municípios com alta concentração de pobreza, com baixa presença empresarial e forte dependência econômica do poder público.

Projeto Integral Comunitário em Santa Rosa de Lima

Fundação Haciendas del Mundo Maya – México

Ao longo de 12 anos de execução, esta experiência articula ampla gama de organizações do setor público local e regional em torno do desenvolvimento de uma comunidade integrada por 900 habitantes originários do povo Maia, situada na área de influência de Las Haciendas, um grupo de hotéis operados por Starwood Hotels & Resorts.

Experiências participantes 2014

Melhoramento Produtivo Artesanal em Tagua e Fortalecimento Organizacional da Comunidade Sitio Nuevo. Província Santaelena – Equador

Fundação Nobis, Equador


Fortalecimento produtivo e organizacional do Centro Artesanal de Processamento de Palha Toquilla “BARCELONA”.

Fundação Nobis, Equador


Projeto “Família Participação Cidadã”.

Ação Comunitária do Brasil, Brasil


PorAmérica “Empreendendo Sonhos”

Fundação Aperam Acesita, Brasil


Ação Jovem

Fundação Paiz, Guatemala


Processo de recuperação, revalorização, reivindicação e fortalecimento da alimentação tradicional da identidade Mapuce Pewence.

Fundação Essen, Argentina


Programa de Capacitação para a Indústria Petroleira.

Shell Companhia Argentina de Petróleo S.A.


Tempo de Empreender Campo Formoso.

Instituto Camargo Corrêa, Brasil


Onda Empreendedora

Instituto Camargo Corrêa, Brasil


Rede de Turismo Comunitário Pewenche Kayulof Mongüen.

Fundação Pehuén, Chile


Projeto Empreendedor Solidário

Instituto Holcim, Brasil


Projeto Gerando Futuro

Instituto Holcim, Brasil


Rede Social de Angico, Peixe e Região

Instituto Lina Galvani, Brasil


Convocatória Fundação PepsiCo México para o Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade.

Fundação PepsiCo, México


Jovens com Valor

FEMSA, México


Frutas Del Toche, Para Olhar com Esperança para o Campo.

Fundação Oleoductos de Colombia, Colômbia


Formulação Plano de Vida “DAI JOMAURÃ KIRISIA DRUA”: “Todos os nossos pensamentos do Território” Cabildo-Resguardo da etnia Embera Chamí Navera Drua, município de Calima El Darién, Valle del Cauca.

Fundação Epsa, Colômbia


Centros Produtivos de Autoempregos.

CEMEX, México


Aliança Agroempresarial de Cauca.

Fundación Alpina, Colombia


Programa Desenvolvimento de Base

Fechac, México